quarta-feira, outubro 13, 2010

O 3º e Pesado Trimestre.

O que ocorre com a mulher nesse período?
Nos três meses finais, você deve ganhar em torno de 4 quilos. Se manteve um controle adequado de peso ao longo dos nove meses, terminará a gestação com 8 a 12 quilos a mais do que tinha antes de engravidar.

O bebê, já crescido, vai pressionar seus órgãos internos e você terá de suportar uma série de desconfortos típicos dessa fase, como azia, conseqüência da pressão do útero sobre o estômago. Também por isso, mesmo que não coma muito você se sentirá empanturrada. Uma forma de driblar esses incômodos é se alimentar mais vezes ao dia, mas sempre em pequenas quantidades. E evitar frituras, temperos muito fortes e bebidas gasosas, que predispõem à azia.

A falta de ar é causada pela pressão do ventre desenvolvido sobre o diafragma. À noite, procure alívio deitando-se de lado com travesseiros extras até a altura do ombro, o que elevará o tronco. Pela ação da gravidade, as vísceras e o útero se afastarão um pouco do diafragma. Nas crises respiratórias provocadas por esforço físico, pare o que está fazendo e respire lenta e profundamente. Mas se as ocorrências forem muito freqüentes, consulte seu médico. Em alguns casos, a falta de ar está associada à anemia ou a problemas cardíacos maternos.

Com a bexiga também pressionada, você poderá ter perdas involuntárias de pequenas quantidades de urina sempre que tossir, correr, rir ou fizer algum esforço (eheee!). A melhor prevenção, nesse caso, é urinar com maior freqüência.

Fique atenta aos inchaços que atingem principalmente pernas, tornozelos e mãos. Para evitá-los ou amenizá-los, fique descansando pelo menos uma hora, pela manhã e à noite, com as pernas elevadas. Adote essa postura sempre que puder, ao longo do dia. Se o inchaço persistir, procure o médico. Quando associado à elevação da pressão arterial ou do peso, o inchaço indica risco de pré-eclâmpsia, nome que se dá à hipertensão registrada durante a gravidez em mulheres que não tinham histórico de pressão alta. Esse quadro precisa de acompanhamento médico, pois pode trazer complicações, como desaceleração do crescimento do bebê ou descolamento da placenta. O maior perigo para a mãe é o problema evoluir para uma eclâmpsia, situação que traz a possibilidade de convulsão e coloca em risco sua vida.

Cãibras são também comuns nesse período (eu que o diga!) e podem ser sintoma de falta de cálcio e potássio. Quando for atacada por elas, massageie a parte do corpo afetada e faça alongamento do músculo. Após passar o incômodo, caminhe para estimular a circulação.

É natural que você se sinta, agora, mais cansada e pesada do que nunca. Que esbarre nas coisas, esteja desatenta, não encontre posição confortável, especialmente na hora de dormir. Cada vez mais exigido pelo bebê, que cresce sem parar, o estoque de energias do organismo tende ao esgotamento. Procure diminuir o seu ritmo de atividade e dormir pelo menos oito horas por noite. Para ficar mais bem acomodada na cama, deite-se de lado e coloque um travesseiro entre as pernas.

Você pode começar a sentir a barriga endurecer de repente, sem dor. Mas não considere isso como parte das contrações que indicam o início do trabalho de parto, que são mais regulares (a cada dez minutos, por exemplo) e intensas (a sensação de dor é fraca no início mas vai ficando mais forte, e assim permanece por 50 a 60 segundos).

A partir do oitavo mês, você precisará ir ao obstetra uma vez a cada duas semanas. No nono mês, as consultas passam a ser semanais.

O que acontece com o bebê?
No começo do sétimo mês, ele já está bem parecido com o pequeno ser que você verá depois de dar à luz, apenas um pouco mais magro. É a partir de agora que o bebê começará a ganhar gordurinhas, em função da multiplicação das células adiposas.

O sistema nervoso, embora já concluído, faz os últimos ajustes: passa a transmitir as mensagens cerebrais por meio de impulsos elétricos. É com esse mecanismo que a criança estará apta a fazer as sinapses, uma complexa rede de ligação entre os neurônios, que será o motor do desenvolvimento intelectual do pequeno em seus primeiros anos de vida.

Por volta do oitavo mês, unhas fininhas crescem nos dedos dos pés e das mãos. Os cabelos têm em torno de 5 centímetros de comprimento e o corpo ainda está coberto por uma camada de vérnix caseosa - uma espécie de manteiga, cuja finalidade é proteger o bebê, e que costuma desprender-se nas semanas que antecedem o nascimento.

Ele está, agora, praticamente pronto: seu organismo executa quase todas as funções - apenas fígado e pulmões não estão suficientemente maduros. O fígado ainda não produz algumas enzimas necessárias para eliminar do sangue determinados resíduos, e os alvéolos do pulmão estão preenchidos por uma substância gordurosa chamada surfactante, que os mantêm abertos e prontos para a troca de ar quando a criança nascer.

Ao ingressar no nono mês de gestação, o bebê já terá perdido a maior parte da lanugem - pêlos fininhos que protegiam seu corpo. O vérnix caseosa começa a se desprender, ficando apenas sobras nas dobrinhas da pele.

Nessa etapa, uma substância escura - o mecônio - acumula-se nos intestinos do bebê e será eliminada com as primeiras fezes, após o nascimento.

Como o espaço dentro da barriga da mamãe está cada vez mais apertado, o bebê começa a se mexer menos. Mas deve continuar realizando pelo menos dez movimentos por hora. Se isso não acontecer, corra para o médico: pode ser indício de sofrimento fetal.

Na reta final ele engorda cerca de 100 gramas por semana e terá, em média, 51 centímetros e 3,4 quilos ao nascer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário