sexta-feira, outubro 08, 2010

30 Semanas!



Essa semana nossa princesinha pesa em torno de 1500 gramas agora e mede cerca de 39 cm da cabeça aos pés. Já passa a ficar na posição do parto normal(de cabeça para baixo) e a superfície do cérebro fetal apresenta um aspecto enrugado com circunvoluções do tecido nervoso. Essas circunvoluções fornecem mais área e maximizam a disposição das células cerebrais. Respiração rítmica e a temperatura corpórea são agora controladas pelo cérebro.
Aquele lanugo inicial está desaparecendo, exceto nas costas e ombros. As pálpebras se abrem e fecham e as unhas dos pés estão crescendo. O cabelo já está presente. Agora a medula óssea já é responsável pela produção de sangue (tarefa que era realizada pelo fígado e baço anteriormente). A pele torna-se mais lisa e plana à medida que os depósitos gordurosos acumulam-se sob ela. O tecido gorduroso começa a formar "ilhas" de gordura e passa a ser uma fonte de energia. Os pulmões e o sistema digestivo estão praticamente prontos. O crescimento vai diminuir de ritmo nas próximas semanas (Ufa!), mas ela continuará engordando até nascer (Jesus!).
Provavelmente, a nenem já consegue "enxergar" o que acontece dentro do útero, distinguindo claro de escuro e até acompanhando uma fonte de luz. Se eu acender uma lanterna perto da barriga, pode ser que o bebê mexa a cabeça para olhar para a luz ou tente pegar o brilho (gracinhaaa!).
Há especialistas que acreditam que esse tipo de estímulo seja positivo para o desenvolvimento visual do feto. Mas não significa que a bebezuda terá uma visão perfeita assim que nascer (recém-nascidos só enxergam bem a uma distância de entre 20 e 30 centímetros). Para arrematar o olhar, a Balu já tem sobrancelhas e cílios (tomara que grandes igual ao do papai!).
Bárbara Louise está envolta por cerca de 1 litro de líquido amniótico, mas esse volume vai diminuindo conforme a criança cresce e sobra menos espaço no útero.

Carinho nunca é demais. Entre um cochilo e outro, a Balu vibra de alegria quando a mamãe massageia a barriga e conversa com ela. Faz uma festa danada e com um pouquinho de sorte, ela retribui o afago dando alguns chutinho e fazendo durinhos na barrigona da mamãe.
Seus sentidos estão mais afiados nesta semana. No entanto, o único sabor que a pequena experimentou foi, é claro, o do líquido amniótico, que engole e inala continuamente.
De acordo com os pesquisadores, essa substância é adocicada, ou seja, tem o gosto de infância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário