sexta-feira, outubro 15, 2010

31 Semanas!


Nossa princesa pesa cerca de 1,6 quilo e já se parece mais com um recém-nascido. O comprimento total é de 40 cm e seus bracinho, perninhas e o corpitcho continuam sendo recheados de tecido adiposo - e finalmente os membros são proporcionais em relação ao tamanho da cabeça (ufa!).
Percebi que minha bebê não está mais fazendo tantos movimentos bruscos quanto antes. Mas também não a nada com o que se preocupar, a questão é que está faltando espaço para a (nem tão!) pequena.
Acredite se quiser, ela ainda tem muito o que crescer e os órgãos do Bárbarazinha continuam a amadurecer.
A íris torna-se colorida (verdes da cor do vovô! Pleeease!) e as pupilas respondem de modo reflexo à luz. A bagunceirinha já é capaz de discernir melhor a luminosidade e, em pouco tempo, conseguirá diferenciar o claro do escuro. Sua visão está quase perfeita, mas só será aprimorada após o nascimento. Isso porque, nas primeiras semanas, os olhos do recém-nascido focalizam apenas objetos próximos. Depois de se acostumar ao colorido do mundo, no entanto, ela também vai enxergar bem o que está distante.
O único órgão importante que ainda não está totalmente pronto para o nascimento é o pulmão.
As unhas dos dedos dos pés estão completamente formadas. Devido à falta de espaço no útero, as pernas ficam dobradas e encolhidas sobre si mesmas, o que é conhecido como posição fetal.
E se eu tiver engordado 2 quilos só este mês? Tudo bem! É normal! No último trimestre a Balu vai ganhar quase meio quilo por semana, já que o bebê está crescendo rápido para se preparar para nascer. Se estiver calor, o inchaço natural desta fase, causado pelo acúmulo de líquido, pode contribuir para seu aumento de peso. Meu abdômen esta mais dolorido à medida que meu útero vai esticando e aumentando para ter capacidade de aguentar a Bárbara e agora deve estar por volta de 12 cm acima do umbigo.
A azia, por exemplo, é causada em razão da compressão que o útero exerce sobre o estômago e conseqüentemente, isto faz com que o espaço para os alimentos diminua (isso explica muita coisa!).
Como os ossos de Bárbara Louise estão cada vez mais duros e fortes, suas necessidades de cálcio são maiores. Assegurar-se de uma dieta rica em cálcio, proteínas, ferro e ácido fólico é fundamental. Mas é preciso ir com calma. O conselho da semana não poderia ser mais oportuno. Afinal, está difícil se locomover como antes!

2 comentários:

  1. Parabéns moça...

    É a Deborasp22 do EF...
    Vc já está na contagem regressiva né?
    Adoro ver blogs de mamães novinhas, pq eu tbm sou... e assim já vou aprendendo umas dicas pra qdo chegar a minha vez, vo encomendar ele pra começo de 2011, jan se possivel..hehehe...
    Vc vai qrer parto normal?

    bjus

    ResponderExcluir
  2. Vouuu sim, Dé! hahaha Mas confesso que to num medo dannnnado!
    hehehe


    Obrigada pelo carinho! =)


    Beeeijos e boa sorteeee!

    ResponderExcluir