terça-feira, fevereiro 07, 2012

Cuidados com o dentinho!


Os dentes do bebê podem ter muitos nomes: dentes de leite, decíduos, temporários, provisórios, primeira dentição ou da primeira infância. Temporários ou não eles precisam de cuidados! Os dentinhos de leite têm uma função muito importante: preparar o “caminho” para a erupção dos dentes permanentes, mantendo espaço nos arcos dentais e equilíbrio no crescimento. Além de que, proporcionam a boa mastigação dos alimentos, que por sua vez, proporciona uma melhor digestão.
Você sabia que a primeira dentição segue uma sequência cronológica de erupção? Confira:
- 6 meses: incisivos centrais e laterais inferiores
- 16 meses: caninos inferiores
- 7 ½ meses: incisivos centrais e laterais superiores
- 18 meses: caninos superiores
- 12 meses: primeiros molares inferiores
- 20 meses: segundos molares inferiores
- 14 meses: primeiros molares superiores
- 24 meses: segundo molares superiores
Aos dois anos e meio, o processo de erupção da primeira dentição do seu filho estará completo e ele terá 20 dentes na boca. Mas se os dentinhos atrasarem um pouquinho para nascer, fique tranquilo! Uma demora de até 8 meses das épocas previstas em erupcionar, pode ser considerada normal.
Em muitas crianças, a erupção dos dentes decíduos é precedida pelo aumento da salivação e irritabilidade durante o dia. Nesta época, a criança pode intensificar o hábito de chupar o dedo ou de friccionar a gengiva, perder o apetite ou apresentar alterações gengivais, como coceira e/ou abaulamento.
Após a amamentação, recomenda-se aos pais higienizar a cavidade bucal do bebê, utilizando dedeiras especiais, escovas dentárias para bebês ou então gaze umedecida, higienizando inclusive a região da língua. É indispensável que os pais supervisionem a atividade de escovação.
Durante a noite, existe uma diminuição da salivação e também do reflexo da deglutição, favorecendo assim a retenção do alimento junto ao dente, com isso recomenda-se que a mamadeira noturna seja suspensa gradualmente após erupção dos primeiros dentes.
O hábito da chupeta ou sucção do dedo deverá ser interrompido por volta dos três anos de idade, quando a criança já está consciente de suas vontades e não requer mais a compensação de sugar, portanto devemos encorajá-la a deixar o hábito. Se não ocorrer a suspenção, poderá ocorrer um desequilíbrio das arcadas dentárias e má posição dos dentes.
A manutenção da saúde e a prevenção da cárie e da doença periodontal dependem da participação dos profissionais da saúde e do grupo familiar “…certamente está nas mãos dos pais prevenir a cárie nas crianças: a experiência ensinará a sua utilidade, o hábito se tornará natural e os pais se sentirão enormemente recompensados, apesar de todo o trabalho”.

Fonte: Portal das mães/ http://kekobaby.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário