quinta-feira, novembro 04, 2010

Parto! Qual escolher?

Antes era fácil: Normal ou cesária! Ordem natural das coisas, entrou? Então tem que sair! E era só decidir (e olhe lá) entre esses dois, e já era!
Mas como tudo no mundo muda e se aperfeiçoa, gira e modifica surgiram Ns novos tipos de parto e essas duas opções de partos se desmembraram, em nada mais nada menos, que DEZ opções (OMG!) e confundiu uma cabelça que a 9 meses já não anda muito boa!
São eles:
* Parto Normal
* Parto Vaginal
* Parto Natural
* Parto Fórceps
* Parto de Cócoras
* Parto na Água
* Parto Humanizado
* Parto sem Dor
* Parto Leboyer
* Cesariana
E eis que pesquisando na internet achei uma matéria bem legal sobre o assunto e que aborda os prós e os contras dos principais partos (normal e cesária) e decidi compartilhar com vocês, futuras mamães, colégas de chorinhos!

Parto Normal X Cesárea - Qual é a melhor opção?
E se tratando de gestação sem riscos, a grávida tem a liberdade de escolher o parto que gostaria de fazer, sob orientação de seu médico. A participação do marido ou companheiro reforça a segurança na escolha que, muitas vezes, depende da cultura das gestantes.
Na Europa, há uma maior opção por parto normal e sem anestesia. Já no Brasil, o medo da dor e excesso de cesáreas preocupam as entidades de saúde. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de cesarianas deve ficar em torno de 30% do total. Ou seja, partos normais são encorajados e bem-vindos. Em gestações complicadas, pesam-se os riscos maternos e do bebê e, nesse caso, a opinião técnica do médico é importante para decidir tanto o tipo de parto quanto a hora do mesmo.
Existem muitos outros tipos de parto, para os quais se exige o conhecimento dos envolvidos (familiares e profissionais de saúde), bem como preparo para uma eventual situação de emergência. Exemplos de outros tipos incomuns são: “na água” e “de cócoras”.
Características do parto normal: alta hospitalar mais rápida; expansão pulmonar do bebê mais natural e com menos risco de desconforto respiratório; trabalho de parto mais prolongado; anestesias para diminuir a dor próxima ao nascimento são permitidas; a natureza decide o momento do parto; o obstetra pode ajudar com episiotomia (corte ao lado da vagina) para alargar o canal do parto; às vezes é necessário o uso de fórcipe (pás que ajudam o bebê nascer); menor custo para a gestante e para as instituições; não é possível realizar se já tiver duas cesáreas anteriores; é possível ser realizado por parteiras treinadas e enfermeiras obstetrizes.
Características da cesariana: a mãe pode decidir o dia do nascimento; depende totalmente dos exames e do obstetra; faz-se no mesmo dia da internação; as dores típicas do trabalho de parto não são sentidas; corre-se o risco de prematuridade se não fizer pré-natal corretamente; é possível fazer laqueadura, por exemplo, no mesma cirurgia; só é feita por médicos treinados; tempo de internação maior; dores e riscos semelhantes a qualquer cirurgia abdominal; chances de aderências e fibroses; a descida do colostro (primeiro leite) pode demorar; é utilizado em emergências maternas ou do feto.

Maria Yoshie Shiraishi
Médica, especializada em pediatria


Compreendido! Mas dentre tantas opções, qual escolher? Oh! Dúvida cruel!

A minha escolha é simples...mesmo confessando que tenho um medo danado de dor e tendo a certeza de que irei fazer um escandalo horroroso eu optei pelo Parto Normal!
Mas eu defendo a tese de que você tem que decidir conforme o seu momento e estar a par de todos os procedimentos, prós e contras de cada parto! Nada de ficar julgando uma as outras pelo fato de ter optado por cesária se poderia ter feito normal e vice-versa, ou discriminar a mamãe que decidiu ter o bebê em sua própria casa!
Como dito no post, existe uma gama enorme de partos hoje em dia e todos temos o direto de escolhas se nos dão opções! Só resta ao próximo respeitar e, se quiser, entender! Não é mesmo?


Desabafo a parte, eu estou aqui pensando no grande dia do "Alô! Oi Rá! MINHA BOLSA ESTOUROU!" e mamutando maneiras de como ajudar a minha filha vir ao mundo! Montando conogramas de limpar a casa, caminhar, fazer agacha e levanta para entrar em trabalho de parto mais rápido e etc...
Mas isso já é um outro post!


E você? Já pensou sobre o seu parto hoje?


Fonte:
http://gambare.uol.com.br/2006/05/31/parto-normal-x-cesarea/

Nenhum comentário:

Postar um comentário