quarta-feira, abril 25, 2012

Sem Funchicórea!

A Bárbara não foi um bebê de ter muitas cólicas, mas quando tinha era um verdadeiro sofrimento. Sofrimento dela e sofrimento meu de ver aquele tamanho de gente chorando e se contorcendo de dor. Eu tentei de tudo, era massagem, ginastica com a perninha, paninho morno, óleo morno...TUDO! Foi então que me apresentaram a Funchicórea como um santo remédio. Era só molhar a chupeta no pózinho e voíla  alívio imediato. Lógico que eu tinha receio. Como mãe de primeira viagem eu odiava ver a minha pequena se contorcendo de dor e, depois de tentar de tudo, me rendia ao pó.

Só que para a minha surpresa, o fitoterápico, que combate a prisão de ventre e as cólicas nos primeiros meses de vida da criança, teve seu registro cancelado pela Anvisa. O fato é que os bebês podem até se acalmar com o santo remédio, mas isso não significava que as cólicas haviam ido embora. Ele apenas distraia. Isso porque um dos componentes do remédio é a sacarina, um tipo de adoçante artificial, que como toda substância doce, desperta aqueeela sensação de prazer. Mas nunca foi indicado o consumo de açúcar no primeiro ano de vida da criança, que dirá adoçante.

Há controvérsias! Existem mães que abominam o remédio terapêutico assim como existem as que foram totalmente contra a proibição. Eu, particularmente, fiquei pensativa. Entrei em choque a principio, mas uma vez o pediatra da Balu me disse: "Não é certo ela sentir dor. Essa história de paciência, é normal, é fase tá errada. Criança não pode e nem deve sentir dor" e isso me fez sentir um pouco menos culpada. Dei sim a bendita (ou não!) Funchicórea quando achei necessário e ela esta ai, linda, saudável e terrível. Isso não é incentivo para a venda do remédio, claro! Se tem que ser proibido, que assim seja. Mas eu não me arrependi um minuto em ter recorrido a ela em alguns momentos crucias.

Por fim, mamães com bebês que sofrem de cólicas, futuras mamães que já temem as malditas cólicas e mulheres que pensam em ter filhos um dia e se assustam com os choros de crianças com cólica, vocês vão ter que amenizar a cólicas dos pequenos de uma outra forma (e cá entre nós, muito mais gostosa!).

Primeiramente é importante manter a calma. Lembre-se que isso diminui após o terceiro mês, que os sistemas digestório e neurológico ainda são imaturos os movimentos peristáticos (aquele do intestino) são desordenados e causam desconforto. Ou seja, a culpa não é sua! E não, você não é uma péssima mãe por ter comido um pedacinho minusculo de chocolate!

A seguir, algumas ficas para ajudar a diminuir o sofrimento do seu filho, sem o uso do remédio:

Massagem
A Shantala (técnica indiana) é uma boa forma de acalmar o bebê, Você pode fazer movimentos circulares, com uma leve pressão, que também aquecerão a barriga dele. Usar óleo de amêndoas ou aqueles de bebê mesmo é ótima para fazer a massagem ficar mais prazerosa. (Há pessoas defendendo que a Shantala só é aconselhável após o sexto mês).


Ginástica
O famoso exercício da bicicletinha estimula a eliminação de gases. Flexione e estique as pernas do seu filho, para que ele solte puns e arrote.

Banho ou bolsa de água quente
Aquecer a região dolorida é uma ótima forma de amortecer a dor. Um banho morno, duas a três vezes ao dia é indicado para acalmar as crianças. No caso da bolsa, pelo amor, não aqueça muito e sempre embrulhe em uma toalha, para não queima a barriguinha do bebê.

Alimentação
Há mitos quanto à influência da alimentação da mãe que amamenta na produção de gases da criança. No entanto, evite exageros e bebidas que fermentem, como as alcoólicas e as gasosas, enquanto estiver no período de aleitamento.

Colo
Além de carinho, você contribuirá para aquecer a barriga do bebê e aliviar a cólica. Alguns pais gostam de segurar o bebê deitado de bruços em seu antebraço. A posição também pode ajudar no alívio das dores.

Siga a dicas, mantenha a calma e tudo dará certo (sem funchicórea!).






Nenhum comentário:

Postar um comentário