terça-feira, novembro 30, 2010

Surpresaaa!

E eis que minhas amigas da faculdade fizeram um chá de bebê pra mim.
Maravilhoso! Não tenho nem palavras pra agradecer cada gesto que me deixa bem emocionada de todos a minha volta...
Tão bom saber o quanto somos queridas, né filhota?


Bárbara e as titias babonas!

Momentos assim não há preço que pague!
AMO MUITO!

quarta-feira, novembro 17, 2010

Trilha Sonora da Balu! Dica da semana!

E hoje é dia deeeee:



Timão e Pumba - Hula!

Melhor filme com a melhor música! E dale Bárbara dançando alucinada!
Vai adorar Rei Leão, igual a mamãe! \o/
(Desculpa pra passar o dia assistindo? Magiiiiiiiina!)

Tigurundutigurundutigurundu Luaaaaaaaau ♪
E essa eu sei cantar, hein!


Beijos da Nanna e da Balu!

terça-feira, novembro 16, 2010

35 Semanas!


Essa semana os toques finais estão sendo dados à minha mini-obra-prima, sendo que a maior parte do desenvolvimento do bebê é dedicada a ganhar peso. A Balu deve estar com aproximadamente 48 (oi, medo!) centímetros e 2,5kg.
Embora os movimentos da bebê podem se tornar menos regulares e ela pode dar sua última cambalhota para se colocar na posição de nascimento.
Minha pequena "Karatê Kid/Menina Super-Poderosa" não consigue mais dar os soquinhos e chutinhos que estava costumada e eu já sinto mais mexe-mexe, estica e puxa e manobras radicais que entortam toda a minha barriga. Com o ganho de peso, a dona Bárbara Bagunça está ganhando uma camada extra de gordura, que criará aquelas covinhas fofinhas nos cotovelos e joelhos que a mamãe vai morder horrores.
As unhas da princesinha estão crescendo tanto que podem se enrolar acima das pontas dos dedinhos das mãos e pés dele antes de verem um cortador de unhas.
Mas nem chegou ao mundo ainda já está necessitada de uma manicure e pedicure! Que chique não?

quinta-feira, novembro 11, 2010

Quando um bebê decide vir ao mundo, nasce com ele uma mamãe!

Uma mãe, é mãe desde o primeiro instante. Mesmo quando a vida ainda é um minúsculo ser implantado no ventre, a gente já é mãe do coração. Todo nosso pensamento, todo nosso cuidado se volta para esse serzinho que, tão minúsculo, já provoca emoções tão grandes.

A simples descoberta já nos traz um turbilhão de emoções inexplicáveis. A vida nunca mais vai ser a mesma. E nos perguntamos: "será que vou ser uma boa mãe?" "Será que vou saber cuidar do meu bebê?"

Mas uma mãe não nasce mãe e não aprende a ser em escolas. Uma mãe é e isso basta. Mãe sente, mãe adivinha, mãe aprende sofrendo, mãe sofre aprendendo.

Benditas são as mulheres! Se elas suportam uma das maiores dores, sentem sem dúvida a maior das felicidades. Uma mulher grávida é sempre algo sublime, ela tem algo de anjo e santo, uma aura invisível que reflete e ilumina seu rosto. Ela carrega nela a vida, um pedacinho dela mesma que vai um dia ter vida própria e isso é maravilhoso e assustador ao mesmo tempo.

Deve ser por isso que nos tornamos tão emotivas e choramos tão facilmente. Deve ser essa a razão de querermos estar satisfeitas em todos os nossos desejos.

Que a gravidez não é uma doença é verdade. Mas que não digam que é normal e que a pessoa pode viver normalmente, pois isso não é verdade. Todo o equilíbrio físico, psicológico e emocional fica balançado. Há ainda hoje civilizações onde as mulheres grávidas são tratadas como seres especiais e divinos.

Mãe que está descobrindo as alegrias da maternidade agora, deixa eu te dizer uma coisa: se você tem medo de não saber o suficiente para ensinar ao seu bebê os caminhos da vida, saiba que é com ele que você vai aprender a trilhar muitos desses caminhos. Viva a sua gravidez em todos os seus instantes e não se preocupe se está fazendo ou se fará as coisas certas ou erradas. Seu coração vai te ditar, confie nele! Aproveite ao máximo cada segundo, pois cada momento é único e esse privilégio não é dado a todos.



Autor: Desconhecido

quarta-feira, novembro 10, 2010

Trilha sonora da Balu! Dica da semana!

E hoje é quarta, dia de músiquinhas da Balu!
A escolhida de hoje é:



A Velha a Fiar!

Essa até eu gostava quando era pequena! Só que até hoje não aprendi a cantar!
Espero que minha filha seja mais esperta que a mamãe!

Estava a velha em seu lugaaar, veio a mosca lhe fazer mau...a mosca na velha, a velha a fiaaaaaar


Beijos da Nanna e da Balu!

terça-feira, novembro 09, 2010

Família!


My Family from WiddlyTinks.com


Papai, Mamãe e a Princesinha!

Chá da BaluBebê!

Essas duas ultimas semanas eu andei muito dedicada ao chá de bebê da minha pequena. E se eu achava que entraria em surto psicologico na gravidez...hoje já não acho mais!
Como sou zero organizada, acabei deixando tudo para a ultima hora e o resultado foi simples...surtei! E não só feliz em surtar com todo mundo, eu chorei, disse que não queria mais fazer, mudei de idéia, modifiquei as lembrancinhas por quase 5 vezes, corri com tudo, tive medo de nada de certo e no final me surpreendi! O chá da Bárbara Louise foi um sucesso.
Nada muito cheio de mimimis, mas sim simples e feito de coração para receber parentes e amigos queridos!

Como não postei nada dos preparativos vim me redimir e postar as coisinhas já pronta e o resultado da festa/balada da Balu!

Mesa de comes e bebes!



Mesa das lembrancinhas que rolou até um acento improvisado (porque BárbaraTEM acento!)
(os ♥ foi a priminha do Rá que fez!)

Pães de mel e confetinhos em formato de ♥ como lembrancinhas!


Hora das brincadeiras!
Comecei assim:


E terminei assim:
(pois é, meus caros, acabaram com a minha dignidade nesse chá!)

Papai e Mamãe da Balu


Vovô e Vovó maternos


Vovô e Vovó paternos


Dinda e Dindo


E por fim...os presentinhos! TCHANNNANN!
Nem a caixa da Balu aguentou as quase 10 horas de chá (pasmem! Teve gente que chegou as 14:00 hrs e teve gente que foi embora as 22:00 hrs!)





Lindo, né?

Mas o importante não foi nem os presentes e sim perceber o quanto somos queridos e o quanto nossa filha é querida sem nem mesmo nascer! Obrigada a todos que tornaram um sábado chuvoso em uma tarde gostosa e de risadas!


Estou me recuperando ainda...e que venha o próximo (não meu! Claro!)

Beijos da Nanna e da Balu!

34 Semanas!


O peso da minha gordinha ronda as 2250 a 2300g e o comprimento é de 44,8cm.
Os órgãos estão agora completamente maduros, exceto os pulmões. A pele está rosada em vez de vermelha (oi, moranguinho!) e as unhas das mãos já chegam ao fim dos dedos, apesar de as dos pés ainda não terem crescido completamente. Fora que a dona Bárbara já deve ter algum cabelinho.
Devido ao pouco espaço o bebé mexe-se com menos regularidade (really? Isso no existe por aqui!) e as mãozinhas já agarram com firmeza e a maior parte do lanugo (pelugem que cobre o corpo do feto à excepção das palmas das mãos e dos pés).
O vernix (uma substância branca e gordurosa que protege a pele do bebé enquanto ele está dentro do útero) começam a desaparecer e o líquido amniótico atinge seu volume máximo, que corresponde a 1000 ml aproximadamente.
As papilas gustativas estão mais desenvolvidas e é natural que a Balu já tenha aprendido o que é bom de comer ou não com a mamãe (oi, Rá. Vem ai mais uma chocolatra!).

quinta-feira, novembro 04, 2010

Está chegando...



E se um simples chá de bebê já está me deixando de cabelo em pé eu não quero nem pensar nos preparativos para uma festa de 15 anos! Ai minha nossa senhora da mandioquinha!

Parto! Qual escolher?

Antes era fácil: Normal ou cesária! Ordem natural das coisas, entrou? Então tem que sair! E era só decidir (e olhe lá) entre esses dois, e já era!
Mas como tudo no mundo muda e se aperfeiçoa, gira e modifica surgiram Ns novos tipos de parto e essas duas opções de partos se desmembraram, em nada mais nada menos, que DEZ opções (OMG!) e confundiu uma cabelça que a 9 meses já não anda muito boa!
São eles:
* Parto Normal
* Parto Vaginal
* Parto Natural
* Parto Fórceps
* Parto de Cócoras
* Parto na Água
* Parto Humanizado
* Parto sem Dor
* Parto Leboyer
* Cesariana
E eis que pesquisando na internet achei uma matéria bem legal sobre o assunto e que aborda os prós e os contras dos principais partos (normal e cesária) e decidi compartilhar com vocês, futuras mamães, colégas de chorinhos!

Parto Normal X Cesárea - Qual é a melhor opção?
E se tratando de gestação sem riscos, a grávida tem a liberdade de escolher o parto que gostaria de fazer, sob orientação de seu médico. A participação do marido ou companheiro reforça a segurança na escolha que, muitas vezes, depende da cultura das gestantes.
Na Europa, há uma maior opção por parto normal e sem anestesia. Já no Brasil, o medo da dor e excesso de cesáreas preocupam as entidades de saúde. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de cesarianas deve ficar em torno de 30% do total. Ou seja, partos normais são encorajados e bem-vindos. Em gestações complicadas, pesam-se os riscos maternos e do bebê e, nesse caso, a opinião técnica do médico é importante para decidir tanto o tipo de parto quanto a hora do mesmo.
Existem muitos outros tipos de parto, para os quais se exige o conhecimento dos envolvidos (familiares e profissionais de saúde), bem como preparo para uma eventual situação de emergência. Exemplos de outros tipos incomuns são: “na água” e “de cócoras”.
Características do parto normal: alta hospitalar mais rápida; expansão pulmonar do bebê mais natural e com menos risco de desconforto respiratório; trabalho de parto mais prolongado; anestesias para diminuir a dor próxima ao nascimento são permitidas; a natureza decide o momento do parto; o obstetra pode ajudar com episiotomia (corte ao lado da vagina) para alargar o canal do parto; às vezes é necessário o uso de fórcipe (pás que ajudam o bebê nascer); menor custo para a gestante e para as instituições; não é possível realizar se já tiver duas cesáreas anteriores; é possível ser realizado por parteiras treinadas e enfermeiras obstetrizes.
Características da cesariana: a mãe pode decidir o dia do nascimento; depende totalmente dos exames e do obstetra; faz-se no mesmo dia da internação; as dores típicas do trabalho de parto não são sentidas; corre-se o risco de prematuridade se não fizer pré-natal corretamente; é possível fazer laqueadura, por exemplo, no mesma cirurgia; só é feita por médicos treinados; tempo de internação maior; dores e riscos semelhantes a qualquer cirurgia abdominal; chances de aderências e fibroses; a descida do colostro (primeiro leite) pode demorar; é utilizado em emergências maternas ou do feto.

Maria Yoshie Shiraishi
Médica, especializada em pediatria


Compreendido! Mas dentre tantas opções, qual escolher? Oh! Dúvida cruel!

A minha escolha é simples...mesmo confessando que tenho um medo danado de dor e tendo a certeza de que irei fazer um escandalo horroroso eu optei pelo Parto Normal!
Mas eu defendo a tese de que você tem que decidir conforme o seu momento e estar a par de todos os procedimentos, prós e contras de cada parto! Nada de ficar julgando uma as outras pelo fato de ter optado por cesária se poderia ter feito normal e vice-versa, ou discriminar a mamãe que decidiu ter o bebê em sua própria casa!
Como dito no post, existe uma gama enorme de partos hoje em dia e todos temos o direto de escolhas se nos dão opções! Só resta ao próximo respeitar e, se quiser, entender! Não é mesmo?


Desabafo a parte, eu estou aqui pensando no grande dia do "Alô! Oi Rá! MINHA BOLSA ESTOUROU!" e mamutando maneiras de como ajudar a minha filha vir ao mundo! Montando conogramas de limpar a casa, caminhar, fazer agacha e levanta para entrar em trabalho de parto mais rápido e etc...
Mas isso já é um outro post!


E você? Já pensou sobre o seu parto hoje?


Fonte:
http://gambare.uol.com.br/2006/05/31/parto-normal-x-cesarea/

quarta-feira, novembro 03, 2010

Trilha sonora da Balu! Dica da semana!

Dica de hoje:


Hillsong - Hosanna

Dona Bárbara está muito clássica!
Nada de música pra bagunçar...hoje ela só quer curtir preguiça!


Beijos da Nanna e da Balu!

Ai que vontade que me deeeu...

Eu sempre achei que fosse capricho, que essa história de comer sabão, tijolo, doce de leite com katchup fosse falta do que inventar! Mas não é brincadeira! O negócio é sério!
Os desejos de uma mulher grávida atormentam, e muito, a vida do futuro papai! Quando bate o desejo é pra ser a pronto-atendimento e não tem hora e nem lugar para dar o ar da graça (o Raphael que o diga)!

Meu primeiro desejo foi comer Alfajor da Turma da Mônica, e quem disse que eu achava para comprar! Eis que meu namorado, sogro e sogra compraram, nada mais e nada menos, que 50 pra mim! Pois eu comi um só e não quis mais! Saí distribuindo alfajor para todo mundo pq depois não conseguia sentir o cheiro da bagaça e só de pensar queria colocar tudo pra fora!
O segundo e, mais absurdo de todos, foi a vontade de comer batom! Mas não era qualquer batom nããão! Se engana que pensou que um simples lip gloss iria satisfazer o meu desejo louco! Eu queria batom de frutinha! Sim, de frutinha! Aqueles que na nossa infância não saia da nossa bolsa e tinham o formato de moranguinho, uvinha, maçãnzinha e afins...
Tudo isso graças ao cheiro quase que de outro mundo desse batonzinho de morango!
Não sosseguei, comi, vi que tinha gosto de sebo e quase corri pro banheiro pra vomitar a colherada que eu havia dado no bendito batom!
O terceiro foi comer Petit Gateau do Giraffas! Fácil, né? Seria se eu não tivesse que rodar Guarulhos inteiro pra achar um bendito Giraffas que tinha o (mais bendito ainda) petit gateau de bolinho de chocolate e sorvete de creme!
Por incrível que pareça, NENHUM Giraffas tinha! Um a máquina do sorvete estava quebrada! Outro o bolinho só tinha de limão! Outro a máquina de esquentar o bolinho não estava funcionando! O outro estava fechado no domingo!
Seria comico se não fosse trágico, já que era eu chorando de um lado e minha mãe de outro pq eu não queria ir embora até comer esse maledeto!

Alguns médicos explicam que essa obra da natureza ocorre devido a carência do organismo. Mas como? Simples! O desejo de comer barro, por exemplo, seria devido à anemia, carência de ferro.
Exitem também especialistas que afirmam que, muito dos desejos das mulheres grávidas são na verdade uma forma de extravasar suas necessidades emotivas e se a futura mamãe e o pai da criança conseguirem perceber essa necessidade tão compreensivel nesta fase, é muito mais fácil satisfazê-la com um pouco carinho a mais, do que uma procura desesperada no meio da noite por alguma comida exótica. #FicaDica.

De qualquer forma, os desejos estão ai! E precisam ser atendidos, meus caros! Afinal, ninguém quer ser o causador de o futuro bebê nascer com cara nacho de queijo e se sentir culpado pelo resto da vida, não é mesmo?

33 Semanas!


E a bebê chegou ao marco de 2 quilos medindo por volta de 44 centímetros (wow!). Meses atrás, ela estava toda enrugadinha, mas agora cresceu, engordou e está fofa, fofa e ocupando todo o espaço que a minha pequena barriga tem. A pele de Bárbara Louise ficou bem mais macia, o lanugo (a fina camada de pêlos que recobria seu corpo) também começou a cair e os ossos estão ganhando mais resistência. Por fim, ela é uma verdadeira dorminhoca, porém não se engane: quando abre os olhinhos, ela presta atenção em tudo o que ocorre do lado de fora da barriga. Nesta fase, a criança começa a se posicionar para o parto, e normalmente fica de cabeça para baixo.
Minha barriga chegou a 32 centímetros de altura. Grande assim, ela só poderia pressionar o meu estômago, não é? E em conseqüência, o apetite diminuiu e a azia aumentou horrores.
Os preparativos para o grande momento continuam. Entre outras coisas, eu já selecionei um motorista reserva (oi, padrinho Jonathan!) para me levar à maternidade caso o meu companheiro não esteja por perto na hora H (eu mato!) ou fique ansioso demais para dirigir (o que iria fazer eu rir demais!).
Meus pés e mãos começaram a inchar, principalmente no fim do dia, o que está me fazendo sentir a pessoa mais gordinha do universo, mas é normal já que a retenção de líquidos costuma piorar nos dias quentes. O surpreendente é que beber bastante líquido na verdade ajuda a amenizar o inchaço e isso me faz beber cerca de 5 garrinhas de água por dia (oi, banheiro toda hora!).
Balu não chuta mais! Agora a gracinha da vez é fazer ondulações que se movimentam de um lado para o outro na barriga da mamãe. Este é um momento de grande satisfação (dor as vezes!) e diversão, pois como o espaço para a pequena gordinha está reduzido, parece que ela está querendo sair daqui o mais rápido possível. O que é totalmente compreensivel já que fico me perguntando qual é a graça de ficar 9 meses em uma barrigona, né? Bora causar no mundo!